ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
Uma das tarefas mais interessantes do trabalho de um analista de orçamentos é analisar as causas e efeitos das variações orçamentárias.
A análise das variações orçamentárias ajuda a identificar desvios significativos entre o planejado e o realizado, permitindo ajustes rápidos nas atividades da unidade de negócios. Com essa análise, a gestão pode tomar decisões mais acertadas, corrigir rumos, otimizar recursos e melhorar a precisão das futuras previsões orçamentárias.
Variação devido ao preço: Refere-se à diferença entre o preço orçado e o preço real obtido nas vendas ou pagos nas compras. Se o preço real for maior que o orçado, a variação será positiva, indicando que a empresa conseguiu vender por mais ou que enfrentou custos maiores nas compras, impactando o lucro. A equação pode ser visualizada no gráfico abaixo.
Variação devido ao volume: Refere-se à diferença entre a quantidade orçada e a quantidade real vendida ou comprada. Se o volume real for maior que o previsto, a variação pode ser positiva ou negativa, dependendo de como esse aumento afetou as margens de lucro. A variação de volume mostra o impacto da demanda real em comparação ao que foi projetado.
Para os mais preciosistas existe a variação mista, mas isso requer um novo gráfico e uma terceira equação. Fica para uma próxima postagem.
Em breve apresentarei nossa plataforma de cursos de finanças.Ative para ver a imagem maior.